O Brasil e a Proteção da Camada de Ozônio: uma parceria bem-sucedida entre governo, setor produtivo e sociedade.

MMA, PNUD e Bandeirantes Refrigeração inauguram Central de Regeneração de Fluidos Refrigerantes

Unidade que começa a funcionar em São Paulo desempenhará papel importante na preservação da camada de ozônio

A Bandeirantes Refrigeração inaugurou este mês no bairro de Santo Amaro a Central de Regeneração de Fluidos Refrigerantes Gresocol-Bandeirantes. A nova unidade, construída com apoio do Ministério do Meio Ambiente e recursos do PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento −, foi especialmente projetada para procedimentos de coleta e reciclagem de fluidos refrigerantes halogenados, sobretudo CFCs e HCFCs. Por meio desse processo, os produtos são convertidos em insumos ambientalmente aceitáveis, e podem voltar ao mercado.

Segundo o representante do PNUD no evento, Anderson Alves, a Central Gresocol-Bandeirantes é a segunda do gênero instalada em São Paulo. \'Ao todo são cinco Centrais de Regeneração operando no Brasil, sendo duas em São Paulo, uma no Rio de Janeiro, uma em Recife e outra em Porto Alegre. Elas têm como objetivo central devolver ao mercado o gás regenerado com a mesma qualidade do produto \'virgem\'\', esclarece Alves.

Para Norberto dos Santos, diretor da Bandeirantes Refrigeração, a nova planta é uma conquista importante para a sociedade e para a própria empresa. \'Com o trabalho da central, incentivaremos as melhores práticas e a sustentabilidade em nosso setor de atuação\', destaca. De acordo com o executivo, a unidade Gresocol-Bandeirantes também deverá em breve triplicar sua capacidade inicial de regeneração, que é de 10 toneladas de gás por ano.

Durante o evento, o gerente de negócios da DuPont para a América Latina, Maurício Xavier, lembrou que a Bandeirantes Refrigeração é um dos principais distribuidores da DuPont Refrigerantes, e que tem dado grande contribuição aos esforços visando a substituição dos CFCs e HCFCs. \'Estamos juntos nessa missão\', acrescenta Xavier. O executivo da DuPont ressaltou ainda que a companhia americana apoia o funcionamento de todas as centrais de reciclagem instaladas no Brasil, por meio de certificações técnicas, programas de treinamento, palestras e outras atividades de caráter informativo.

Pioneira na descoberta dos alternativos aos CFCs, no final da década de 1980, a DuPont é a empresa líder do mercado mundial de fluidos refrigerantes. Há cerca de três anos, a companhia passou a comercializar no Brasil a linha ISCEON(tm), formada exclusivamente por fluidos refrigerantes inofensivos à camada de ozônio.

 

Doador

logo 01

Agências Implementadoras

logo 02 logo 03

Agência Implementadora Líder

PNUD Logo Blue Small

Fiscalização e Controle

logo 05

Coordenação

logo mma 2023

Protocolo de Montreal

Quer receber informações sobre as ações brasileiras de proteção da camada de ozônio?
Assine o boletim informativo do Protocolo de Montreal Brasil.

Links

Acessibilidade

Alto Contraste
A-
A
A+

2023 © Todos os direitos reservados.