O Brasil e a Proteção da Camada de Ozônio: uma parceria bem-sucedida entre governo, setor produtivo e sociedade.

PNUD e MMA abrem inscrições gratuitas para seminário sobre eficiência energética em ar condicionado

30

12 Abril 2016

do PNUD

O PNUD Brasil realiza, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o III Seminário sobre sistemas de águas geladas – Chillers, entre os dias 27 e 28 de abril, em São Paulo. O objetivo é discutir as alternativas mais modernas disponíveis no mercado para substituição do gás HCFC-22, que possui grande potencial de destruição da camada de ozônio, nos sistemas de refrigeração central de edifícios.

O evento é voltado para engenheiros e técnicos especialistas que atuam em projeto, gerencialmente, operação e manutenção de sistemas de água gelada em edificações ou indústrias; professores universitários; e demais profissionais interessados. Estão disponíveis 300 vagas gratuitas para o seminário, que acontece como parte do Projeto Demonstrativo de Gerenciamento de Chillers, desenvolvido no âmbito do Protocolo de Montreal.

O seminário pretende discutir alternativas mais modernas para substituir os gases danosos à camada de ozônio, assim como melhorar a eficiência energética dos aparelhos nos prédios, para menor consumo de energia e maior conforto dos usuários.

Muitas vezes, os equipamentos de refrigeração em edifícios são antigos e se encontram em defasagem em relação aos índices de eficiência energética adotados atualmente. “Isso resulta em um alto consumo de energia para seus proprietários”, ressalta a oficial de programa do PNUD e gerente do Protocolo de Montreal no Brasil, Marina Ribeiro.

Outro objetivo do evento é apresentar o resultado processo de retrocomissionamento (análise do projeto executivo, da instalação e das condições de ajustes e de operação atuais de um prédio já existente) de dois edifícios privados, realizado na cidade de São Paulo.

“Quando este projeto foi concebido, tínhamos como objetivo apoiar o retrofit (introdução de nova tecnologia em antigos equipamentos) em edifícios, para eliminar o uso de CFC e HCFC em Chillers. Hoje, percebemos a necessidade de aumentar foco para toda a instalação de ar condicionado, para buscar a eficiência energética e o conforto do usuário”, destaca Frank Amorim, analista ambiental do MMA.

O seminário contará com dois dias de palestras com profissionais nacionais e internacionais, que desenvolvem pesquisas com reconhecimento de nível global sobre o tema. Dentre os palestrantes, destacam-se Roberto Peixoto, do Instituto Mauá de Tecnologia; Francisco Dantas, da Interplan Planejamento Térmico Integrado; Bruce Hunn e Verle Williams, da ASHRAE (American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers); além de outros especialistas.

Este é o terceiro e último seminário sobre o tema. As edições anteriores aconteceram no Rio de Janeiro e em Fortaleza. No âmbito do projeto, ainda haverá dois cursos de formação técnica, que terão lugar em Brasília e em São Paulo, ainda no primeiro semestre deste ano.

Fonte: http://www.pnud.org.br/Noticia.aspx?id=4289

 

do PNUD

 

 

Doador

logo 01

Agências Implementadoras

logo 02 logo 03

Agência Implementadora Líder

PNUD Logo Blue Small

Fiscalização e Controle

logo 05

Coordenação

logo mma 2023

Protocolo de Montreal

Quer receber informações sobre as ações brasileiras de proteção da camada de ozônio?
Assine o boletim informativo do Protocolo de Montreal Brasil.

Links

Acessibilidade

Alto Contraste
A-
A
A+

2023 © Todos os direitos reservados.