O Brasil e a Proteção da Camada de Ozônio: uma parceria bem-sucedida entre governo, setor produtivo e sociedade.

Segundo curso técnico para proteção da camada de ozônio reúne 50 especialistas de ar condicionado em São Paulo

24

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o PNUD reúniram técnicos e engenheiros em sistema de água gelada para capacitação em eficiência energética, operação e manutenção de sistemas de ar condicionado. O curso aconteceu, nesta segunda-feira  5 e terça-feira 6, em São Paulo.

A capacitação faz parte das ações do Projeto Demonstrativo de Gerenciamento de Chillers, implementado pelo PNUD e coordenado pelo MMA, no âmbito do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs, do Protocolo de Montreal.

“O Protocolo de Montreal visa à eliminação de substâncias que destroem a camada de ozônio, como o CFC, que já foi eliminado. Agora, caminhamos para a eliminação dos HCFCs”, explica o analista ambiental do MMA Frank Amorim.

Alguns chillers, ou sistemas de refrigeração central de edifícios, ainda utilizam gases danosos para a camada de ozônio, como os CFCs ou os HCFCs, para resfriar o ar. Dessa forma, a iniciativa pretende indicar as alternativas tecnológicas mais recentes disponíveis no mercado para substituição dessas substâncias, de forma a otimizar a eficiência energética do aparelho sem fazer com que o consumidor perca o conforto do condicionamento do ar. Para isso, o PNUD e o MMA realizaram três seminários sobre o tema – no Rio de Janeiro, Fortaleza e São Paulo.

Além disso, é fundamental que especialistas estejam capacitados para entender essas novas tecnologias e saber a melhor forma de operar um chiller, visando à proteção da camada de ozônio na substituição dos HCFCs. Assim, foram realizados dois cursos técnicos de capacitação, o primeiro em Brasília e, agora, o segundo em São Paulo.

“Esses eventos sobre chillers são muito importantes porque tratam de dois temas essenciais para a proteção da camada de ozônio”, afirma a oficial de programas do PNUD, Marina Ribeiro. “Tratam da substituição de substâncias que destroem o ozônio em refrigeradores líquidos centrais e da eficiência energética desses equipamentos”, pontua.

A capacitação foi direcionada a engenheiros e técnicos especialistas que atuam em projeto, gerenciamento, operação e manutenção de sistemas de água gelada em edificações.

“Os profissionais devem se capacitar sempre, independentemente da área. Por isso, estamos proporcionando esse curso, para que técnicos e engenheiros possam  se capacitar e aperfeiçoar o conhecimento sobre o tema”, ressaltou Amorim.

Para o especilista e palestrante Tomaz Cleto, o objetivo não é ensinar como projetar um chiller, mas abordar aspectos-chave no projeto, operação e manutenção dos chillers. “Os conceitos podem ser um desafio, mas são fundamentais para quem trabalha com sistema de água gelada. Dessa forma, é essencial que esses profissionais tenham o conteúdo de maneira profunda”, afirmou Cleto.

do PNUD.

 

 

Doador

logo 01

Agências Implementadoras

logo 02 logo 03

Agência Implementadora Líder

PNUD Logo Blue Small

Fiscalização e Controle

logo 05

Coordenação

logo mma 2023

Protocolo de Montreal

Quer receber informações sobre as ações brasileiras de proteção da camada de ozônio?
Assine o boletim informativo do Protocolo de Montreal Brasil.

Links

Acessibilidade

Alto Contraste
A-
A
A+

2023 © Todos os direitos reservados.