O Brasil e a Proteção da Camada de Ozônio: uma parceria bem-sucedida entre governo, setor produtivo e sociedade.

Edital seleciona edifícios de São Paulo para receberem projeto demonstrativo de sistemas de ar condicionado

O Projeto Demonstrativo para o Gerenciamento Integrado do Setor de Chillers selecionará edifícios privados que possuam resfriadores à base de gases CFC ou HCFC em seus fluidos. Os beneficiados receberão, sem qualquer custo, um projeto de modernização e otimização dos sistemas de refrigeração do edifício, que caso sejam implantados pelas empresas eliminarão a emissão dos gases destruidores da camada de ozônio, além de gerar benefícios econômicos, uma vez que a substituição dos equipamentos de condicionamento de ar resultará em equipamentos mais eficientes energeticamente.

Para participar, as empresas interessadas devem preencher o formulário com as informações sobre as características do sistema de ar condicionado atual, além de enviar uma carta de apresentação da empresa e uma carta de aceitação da aplicação do processo de retrocomissionamento. Conforme orientações do edital, toda a documentação deve ser submetida à coordenação do projeto até as 23h do próximo dia 13 de julho. As informações enviadas serão tratadas com confidencialidade.

Os edifícios dos potenciais candidatos devem pertencer ao setor privado e estar localizados em São Paulo, o sistema de ar condicionado deve utilizar uma central de água gelada, com chillers (unidades resfriadoras de líquido) que utilizem fluidos do tipo CFC (R-11, R-12) ou HCFC (R-22, R-123) e atendam, pelo menos, os condicionadores principais dos pavimentos do edifício.

Os dois selecionados receberão a visita de especialistas que analisarão os equipamentos resfriadores, o encanamento e as instalações elétricas do edifício. Após a vista, um relatório será elaborado e um projeto de otimização entregue para que o proprietário do edifício possa implementar as melhorias.

A ação visa estimular a realização de projetos de conversão tecnológica para a substituição de equipamentos dos sistemas de ar condicionado que utilizem sustâncias destruidoras da camada de ozônio, mostrando que a troca é viável, econômica e que vale a pena tanto do ponto de vista ambiental quanto do econômico. O projeto é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e implementado pelo PNUD. A empresa contratada para realizar os processos de modernização é a Somar Engenharia S.A.

Desenvolvimento Sustentável - Socioambiental - Iniciativa privada

Fonte: PNUD

 

Doador

logo 01

Agências Implementadoras

logo 02 logo 03

Agência Implementadora Líder

PNUD Logo Blue Small

Fiscalização e Controle

logo 05

Coordenação

logo mma 2023

Protocolo de Montreal

Quer receber informações sobre as ações brasileiras de proteção da camada de ozônio?
Assine o boletim informativo do Protocolo de Montreal Brasil.

Links

Acessibilidade

Alto Contraste
A-
A
A+

2023 © Todos os direitos reservados.