O Brasil e a Proteção da Camada de Ozônio: uma parceria bem-sucedida entre governo, setor produtivo e sociedade.

Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, para o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio

20

O mundo tem mudado desde a institucionalização do Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio. Agora temos a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável que fomentará crescimento inclusivo equitativo e promoverá o bem-estar das pessoas e do planeta. Sobre a mudança global do clima, o Acordo de Paris representa um marco histórico na nossa jornada rumo a um mundo seguro e sustentável.

É o momento de tornar as nossas ambições em ações e fortalecer a proteção do clima. Aproveitando o poder do Protocolo de Montreal para progredir na redução do aquecimento global a curto-prazo causado pelos hidroclorofluorcarbonos (HFCs), que são os gases de efeito estufa que mais crescem.

No próximo mês, em Ruanda, teremos a oportunidade de fazer exatamente isso. Delegações nacionais se juntarão para chegar a um consenso global de redução dos HFCs sob o âmbito do Protocolo de Montreal. Anos atrás, os HFCs foram amplamente adotados como uma alternativa eficiente aos produtos que eram danosos à camada de ozônio, particularmente àqueles utilizados nos setores de refrigeração e de ar condicionado. Contudo, a ciência revelou que, embora os HFCs reduzem a ameaça à camada de ozônio, possuem, também, um potencial de aquecimento global muito alto. Com o crescimento do seu uso, precisamos tomar uma ação decisiva – assim como fizemos para recuperar a camada de ozônio.

A redução do uso dos HFCs poderá oferecer benefícios consideráveis. Essa redução poderá evitar o aquecimento global em até 0,5ºC até o final do século, o que proporcionará um grande impulso às metas do Acordo de Paris. Isso também poderá otimizar, significativamente, a eficiência energética de algumas alternativas de fluidos refrigerantes e novas tecnologias do setor.

Um problema global requer uma solução global. Estou confiante de que qualquer obstáculo pode ser superado, haja visto que as nações já utilizaram o Protocolo de Montreal para evitar a ocorrência de cerca de dois milhões de casos de câncer pele e já salvaram muito mais gente de sofrer doenças causadas por cataratas.

Usando a política do Protocolo de Montreal para reduzir o consumo e a produção dos HFCs, podemos complementar os demais esforços para redução da emissão de dióxido de carbono e de outros gases de efeito estufa estabelecidos pela Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). Nesse dia, vamos relembrar o quanto já avançamos, e vamos nos comprometer a fazer mais pela proteção da nossa atmosfera. Trabalhando juntos, podemos construir um mundo mais seguro, saudável, próspero e resiliente para todas as pessoas, ao mesmo tempo em que protegemos nosso planeta, nosso único lar.

 

Doador

logo 01

Agências Implementadoras

logo 02 logo 03

Agência Implementadora Líder

PNUD Logo Blue Small

Fiscalização e Controle

logo 05

Coordenação

logo mma 2023

Protocolo de Montreal

Quer receber informações sobre as ações brasileiras de proteção da camada de ozônio?
Assine o boletim informativo do Protocolo de Montreal Brasil.

Links

Acessibilidade

Alto Contraste
A-
A
A+

2023 © Todos os direitos reservados.