O Brasil e a Proteção da Camada de Ozônio: uma parceria bem-sucedida entre governo, setor produtivo e sociedade.

Ministério do Meio Ambiente lança livro sobre as medidas adotadas pelo Brasil para a eliminação de gases que destroem a camada de ozônio

1197

24 Dezembro 2014

do PNUD

“Este livro mostra muito bem como o Brasil atendeu os objetivos de eliminação e redução dos gases CFC e HCFC, respectivamente, mesmo sendo o principal consumidor desses gases entre os países em desenvolvimento”, falou Jorge Chediek, representante residente do PNUD, sobre o livro Ações brasileiras para a proteção da camada de ozônio, lançado na última quinta-feira, dia 18, na sede do Ministério do Meio Ambiente.

O lançamento, que ocorreu às vésperas do aniversário de 25 anos da ratificação pelo Brasil do Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio, também contou com a participação da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e do coordenador-geral de Cooperação Técnica do Itamaraty, Márcio Lopes Corrêa.

Teixeira reforçou a importância do livro e assegurou que ele é um registro precioso de como as ações políticas, impulsionadas pelo Protocolo de Montreal, provocaram uma mudança profunda no comportamento cotidiano da sociedade. “A sociedade tem de se debruçar sobre os modelos de governança que tiveram bons resultados, como o Protocolo”, afirmou.

O livro Ações brasileiras para a proteção da camada de ozônio faz uma retrospectiva de todas as medidas e estratégias adotadas pelo Brasil, um dos países que se destaca pelo cumprimento das metas estabelecidas no Protocolo de Montreal, para acabar com a emissão dos clorofluorcarbonos (CFCs) e hidroclorofluorcarbonos (HCFCs), encontrados em equipamentos de refrigeração e em alguns tipos de espuma.

Além do livro impresso, os participantes do evento também receberam uma versão virtual em pen-drives.

Sobre o Protocolo de Montreal

O Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio é um acordo internacional e multilateral, instaurado em 16 de setembro de 1987, no Canadá. Países signatários do Protocolo de Montreal se responsabilizam em eliminar a emissão de gases prejudiciais à camada de ozônio.

Em escala mundial, segundo informações do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a produção desses gases caiu 99,7% entre 1998 e 2008. Na prática, isso significou uma queda de 1,07 milhões de toneladas para 2.746.

Fonte: PNUD

 

Doador

logo 01

Agências Implementadoras

logo 02 logo 03

Agência Implementadora Líder

PNUD Logo Blue Small

Fiscalização e Controle

logo 05

Coordenação

logo mma 2023

Protocolo de Montreal

Quer receber informações sobre as ações brasileiras de proteção da camada de ozônio?
Assine o boletim informativo do Protocolo de Montreal Brasil.

Links

Acessibilidade

Alto Contraste
A-
A
A+

2023 © Todos os direitos reservados.