O Brasil e a Proteção da Camada de Ozônio: uma parceria bem-sucedida entre governo, setor produtivo e sociedade.

PNUD e MMA selecionam edifícios no Brasil para desenvolver projeto ambiental em sistemas de ar condicionado

Após selecionar edifícios privados em São Paulo, o Projeto Demonstrativo para o Gerenciamento Integrado do Setor de Chillers selecionará edifícios públicos em todo o território nacional que possuam resfriadores à base de gases CFC ou HCFC em seus equipamentos. Eles receberão, sem custo algum, uma análise técnica para a modernização dos sistemas de refrigeração do edifício que permitirá a redução das emissões de gases prejudiciais à camada de ozônio, trazendo vantagens ao meio ambiente.

Para participar, as empresas interessadas devem preencher o formulário com as informações sobre as características do sistema de ar condicionado atual, além de enviar uma carta de apresentação e uma carta de aceitação da aplicação do processo de retrocomissionamento. Conforme orientações do edital, e de documento complementar, toda a documentação deve ser entregue por escrito, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até o próximo dia 18 de dezembro. As informações enviadas serão tratadas com confidencialidade.

Os edifícios devem pertencer ao setor público, estar localizados em território nacional e o sistema de ar condicionado deve utilizar uma central de água gelada, com chillers (unidades resfriadoras de líquido) que atendam, pelo menos, os condicionadores principais dos pavimentos do prédio e que utilizem fluidos do tipo CFC (R-11, R-12) ou HCFC (R-22, R-123).

Especialistas analisarão os equipamentos resfriadores, o encanamento e as instalações elétricas dos edifícios selecionados. Após a visita, um relatório será elaborado com os resultados obtidos, onde serão identificados os possíveis problemas de instalação que dificultem o funcionamento do sistema, bem como as medidas de correção. Por fim, será entregue um plano de ação para que os selecionados implementem as melhorias em seus edifícios.

A ação visa estimular a realização de projetos de eficiência energética em edificações por meio da otimização, produzindo ganhos econômicos e ambientais. O projeto é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e implementado pelo PNUD. A empresa contratada para realizar os processos de modernização é a Somar Engenharia S.A.

Fonte: http://pnud.org.br/Noticia.aspx?id=4208

Energia - Desenvolvimento Sustentável - Socioambiental - Meio Ambiente

 

Doador

logo 01

Agências Implementadoras

logo 02 logo 03

Agência Implementadora Líder

PNUD Logo Blue Small

Fiscalização e Controle

logo 05

Coordenação

logo mma 2023

Protocolo de Montreal

Quer receber informações sobre as ações brasileiras de proteção da camada de ozônio?
Assine o boletim informativo do Protocolo de Montreal Brasil.

Links

Acessibilidade

Alto Contraste
A-
A
A+

2023 © Todos os direitos reservados.