O Brasil e a Proteção da Camada de Ozônio: uma parceria bem-sucedida entre governo, setor produtivo e sociedade.

MMA e PNUD lançam cartilha informativa sobre Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs

19

Durante a celebração do Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, em 16 de setembro, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o PNUD lançaram cartilha informativa sobre as ações do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), no setor de espumas de poliuretano, no âmbito do Protocolo de Montreal. A proposta da cartilha é informar às empresas sobre o processo de eliminação dos HCFCs atualmente em curso no Brasil e responder às perguntas e dúvidas mais frequentes sobre a conversão industrial.

Dessa forma, o setor tem acesso a informações como o cronograma completo de eliminação dos HCFCs adotado pelo Governo Brasileiro e quais empresas são elegíveis para participar do Programa. Além de tirar as dúvidas mais frequentes do setor beneficiado, a cartilha também explica de forma didática, com tabelas e ilustrações, os principais objetivos da iniciativa para o público em geral.

Sobre o Protocolo de Montreal

O Protocolo de Montreal é responsável por uma série de projetos voltados para a preservação da camada de ozônio, que funciona como um filtro ao redor do planeta para proteger todos os seres vivos dos raios ultravioletas.

Algumas substâncias desenvolvidas pelo homem têm capacidade de destruir essa camada, gerando grandes problemas, como aumento dos casos de câncer de pele e de cataratas.

Para preservar e recuperar a camada de ozônio, 197 países formam as partes do Protocolo de Montreal. Assim, juntos, eles criam metas e planos de eliminação ou redução das substâncias que destroem a camada de ozônio, além de propor suas substituições por outros gases que não sejam danosos ao meio ambiente.

Desde 2007, as nações parte do Protocolo de Montreal estabeleceram um cronograma para eliminar o consumo de HCFCs no mundo todo. O cronograma apresentado pelo Brasil inclui a eliminação de 51,6% do consumo do país em relação à sua linha de base* até 2021.

De 2011 a 2016, na implementação da Etapa 1 do PBH, o PNUD apoiou na eliminação de mais de 1.500 toneladas de HCFC-141b, com suporte técnico e financeiro a mais de 400 empresas nacionais do setor de poliuretano.

No Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, além da publicação, foi lançada oficialmente a Etapa 2 dois do Programa, que visa à eliminação de 100% dos HCFCs para o setor de espumas de poliuretano e o suporte técnico e financeiro a mais de 800 empresas.

Acesse a cartilha e saiba mais sobre o Programa.

*Linha de Base: média do consumo de HCFCs em 2009 e 2010

do PNUD

 

 

 

 

Doador

logo 01

Agências Implementadoras

logo 02 logo 03

Agência Implementadora Líder

PNUD Logo Blue Small

Fiscalização e Controle

logo 05

Coordenação

logo mma 2023

Protocolo de Montreal

Quer receber informações sobre as ações brasileiras de proteção da camada de ozônio?
Assine o boletim informativo do Protocolo de Montreal Brasil.

Links

Acessibilidade

Alto Contraste
A-
A
A+

2023 © Todos os direitos reservados.