Representantes da Secretaria do Fundo Multilateral, MMA, PNUD, UNIDO e GIZ visitam Brasília, Curitiba e São Paulo para alinhar estratégias com o governo, setor privado e centros de formação profissional.
Entre os dias 23 e 26 de fevereiro de 2026, o Brasil recebe uma missão estratégica da Secretaria do Fundo Multilateral para a Implementação do Protocolo de Montreal, com o objetivo de acompanhar, fortalecer e alinhar as ações relacionadas ao Protocolo de Montreal e à Emenda de Kigali, com foco especial no Programa HFCs (Programa Brasileiro de Redução do Consumo de HFCs).
A missão será realizada em Brasília, Curitiba e São Paulo e contará com a participação de representantes da Secretaria do Fundo Multilateral (FML), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) – anfitrião da visita – e das agências de implementação: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, além de instituições parceiras, empresas beneficiárias e centros de formação técnica.
Objetivo da missão
A visita institucional e técnica tem como propósito:
- Fortalecer a cooperação entre o Brasil e a Secretaria do Fundo Multilateral no âmbito do Protocolo de Montreal e da Emenda de Kigali;
- Acompanhar a preparação do Programa HFCs e a implementação de demais projetos em andamento, incluindo iniciativas de fortalecimento institucional e planos de gestão;
- Dialogar com o setor produtivo, associações e empresas beneficiárias sobre inovação tecnológica, transição para fluidos refrigerantes de menor impacto climático e eficiência energética;
- Visitar instalações industriais, centrais de regeneração e centros de treinamento que atuam na capacitação de técnicos e na adoção de boas práticas para o uso seguro de fluidos refrigerantes, incluindo substâncias inflamáveis e de baixo potencial de aquecimento global;
- Definir próximos passos e compromissos para a continuidade das ações nacionais no setor de refrigeração e ar-condicionado.
Representantes e participantes
A missão contará com a participação de especialistas internacionais e nacionais. Como representante da Secretaria do Fundo Multilateral estará o Sr. Alejandro Ramiréz, Senior Programme Officer, que acompanha de perto a implementação dos projetos apoiados no Brasil. Estarão presentes a Sra. Xiaofang Zhou, Diretora de Montreal Protocol and Chemicals & Waste do PNUD, cuja atuação estratégica é essencial para o alinhamento global das ações no âmbito do Protocolo de Montreal. Participará ainda o Sr. Kasper Koefoed, Coordenador de Portfólio do PNUD, que acompanha de perto a implementação dos projetos no Brasil e contribui para o fortalecimento técnico e operacional das iniciativas apoiadas pelo Fundo Multilateral.
Do lado das agências de implementação, participarão representantes do PNUD, UNIDO e GIZ, ao lado de equipes técnicas de coordenação do MMA e de órgãos parceiros como o IBAMA, além de associações setoriais e instituições de ensino técnico e profissional.
Programação por cidade
Brasília – 23 de fevereiro de 2026
A missão inicia oficialmente suas atividades em Brasília no dia 23 de fevereiro ao longo da tarde em uma reunião no MMA, onde junto com a comitiva estarão a representantes do PNUD, UNIDO, GIZ, IBAMA e do Ministério de Relações Exteriores - MRE. Será dedicada à apresentação dos objetivos da missão, atualizações sobre a implementação dos projetos nacionais e exposição do panorama do Programa HFCs e contará com uma visita à Esplanada dos Ministérios.
Curitiba – 24 de fevereiro de 2026
No dia 24 de fevereiro, em Curitiba, a agenda é composta por visitas técnicas a empresas e instituições de formação profissional. Pela manhã, a comitiva conhece as instalações da Gelopar, com foco em tecnologias de refrigeração comercial e eficiência energética, seguida pela visita à Conela Refrigeração Industrial, onde são apresentados processos produtivos e soluções tecnológicas inovadoras. No período da tarde, o grupo visita a Eletrofrio, fabricante de chillers e outros equipamentos para o setor supermercadista, que atua também na instalação e montagem local de grandes sistemas de refrigeração, e em seguida, a Escola Técnica Profissional (ETP). No local, acompanha visita ao laboratório de mini-mercado, equipado para a formação de mão de obra sobre o uso seguro e eficiente de fluidos refrigerantes naturais, além da apresentação do espaço e do futuro Esquema Piloto de Qualificação, Certificação e Registro de Técnicos de Ar-Condicionado (QCR), iniciativas vinculadas às etapas II e III do PBH, respectivamente.
São Paulo – 25 e 26 de fevereiro de 2026
As atividades em São Paulo começam no dia 25 de fevereiro com uma visita técnica à CRA Ecosuporte, dedicada à regeneração e armazenamento de fluidos refrigerantes. Após almoço em Americana, a comitiva visita dois centros profissionalizantes do SENAI: a unidade SENAI Automobilística e SENAI Rodrigues Alves, ambas com apresentações técnicas e visitas a laboratórios de capacitação, incluindo o espaço de treinamento para uso seguro de fluidos inflamáveis em aparelhos de ar-condicionado. No dia 26, a missão reúne-se com associações setoriais: ABRAVA, ABRAS e Eletros, para apresentações e diálogo sobre desafios e oportunidades relacionados ao Programa HFCs. A conclusão da missão ocorre com a reunião de encaminhamentos na ABRAVA, com definição de resultados e próximos passos.
Importância para o Brasil e para o clima
A missão reforça o compromisso do Brasil com a implementação do Protocolo de Montreal e de sua Emenda de Kigali, acordos internacionais fundamentais para:
- a proteção da Camada de Ozônio;
- a redução de substâncias de alto potencial de aquecimento global, como os HFCs;
- a promoção de uma transição justa e sustentável para o setor de refrigeração, ar-condicionado e cadeias associadas.
Ao integrar governo, organismos internacionais, setor privado, centrais de regeneração e instituições de ensino, a visita busca garantir que a transição para tecnologias de menor impacto ambiental ocorra de maneira planejada, segura e cooperativa.
A missão também reforça o papel fundamental do Fundo Multilateral para a Implementação do Protocolo de Montreal, que há mais de três décadas viabiliza financeiramente e tecnicamente a eliminação de substâncias que destroem a Camada de Ozônio e de gases de elevado potencial de aquecimento global em países em desenvolvimento.
Atuando lado a lado com as agências internacionais presentes na missão, o Fundo Multilateral tem sido essencial para permitir ao Brasil avançar na adoção de tecnologias mais limpas, na capacitação de profissionais e na modernização do setor de refrigeração e ar-condicionado, garantindo que a transição ocorra de forma justa, sustentável e alinhada às necessidades do mercado brasileiro.
---
Para mais informações sobre o Programa HFCs e as ações vinculadas à Emenda de Kigali, acesse os sites:
- Multilateral Fund for the Implementation of the Montreal Protocol






