Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, PNUD e SENAI Automobilística do Ipiranga realizam evento em São Paulo com representantes da indústria automotiva para dialogar e avançar na redução de HFCs
Com participação de representantes da indústria automotiva, entidades setoriais e instituições públicas, o workshop “Como o setor automotivo pode contribuir para alcançar as metas da Emenda de Kigali” foi realizado no dia 23 de outubro, na Escola SENAI Automobilística, em São Paulo. O público-alvo incluiu fabricantes de sistemas automotivos de ar-condicionado, fabricantes de veículos, fabricantes de máquinas de reparo, representantes de associações setoriais e especialistas do setor.
O evento, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pelo SENAI Automobilística do Ipiranga, teve como foco a apresentação da proposta de projeto para o setor automotivo que será apresentado para negociação com o Fundo Multilateral para a implementação do Protocolo de Montreal no âmbito da Etapa I do Programa Brasileiro de Redução do Consumo de HFCs.
A Emenda de Kigali, vinculada ao Protocolo de Montreal, é um tratado internacional que estabelece metas globais para a redução do consumo de HFCs, substâncias de alto potencial de aquecimento global (GWP). O setor de ar condicionado automotivo, responsável por cerca de 53% de emiss-ões de HFC-134a, e, portanto, considerado estratégico nesse processo.
Mesa de abertura do evento com participação de Frank Amorim (MMA), Durval Pinheiro (SENAI) e Ana Paula Leal (PNUD).
Ao longo do dia, participantes acompanharam apresentações, visita técnica e debates sobre alternativas sustentáveis.
Após a solenidade de abertura do evento, a programação contou com apresentação das instalações do SENAI Automobilística, referência nacional em capacitação técnica automotiva. Os participantes tiveram a oportunidade de fazer uma visita guiada ao centro de formação e acompanharam apresentações sobre as ações brasileiras para proteção da Camada de Ozônio, experiências de capacitação profissional, diagnóstico do consumo de HFCs no país e de proposta de capacitação para o setor de serviços de ar-condicionado automotivo.
Visita Guiada pelas instalações do SENAI Automobilística do Ipiranga.
Durval Pinheiro Junior, diretor do SENAI Ipiranga Automobilística, apresentou a instituição destacando como a experiência e alcance tornam o SENAI um ator estratégico para a implementação das metas do Acordo de Kigali. Em seguida, o diretor Eduardo Macedo apresentou a experiência do SENAI Oscar Rodrigues Alves no âmbito do PBH (Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs), evidenciando como o histórico de parceria com o SENAI tem gerado benefícios concretos para a indústria e para o clima.
Eduardo Macedo durante apresentação da experiência com o SENAI Oscar Rodrigues Alves, referência na área de Refrigeração e Climatização.
Representantes técnicos do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil apresentaram o panorama das Ações Brasileiras para a Proteção da Camada de Ozônio - PBH e Programa HFC. "Os esforços para reverter os impactos na camada de ozônio mostram resultados quando atuamos de forma estratégica e multissetorial. Pesquisas recentes comprovam que essa transformação é possível." Apresentou Tatiana Pereira do MMA.

Tatiana Pereira durante apresentação compartilhada com Frank Amorim.
Em seguida, Frank Amorim, também do MMA complementou "As ações propostas para a Etapa I do Programa HFCs abrangem desde legislação, com cotas de importação, até apoio técnico e financeiro à indústria e serviços, por meio de projetos de cooperação técnica." Ana Paula Leal, gerente de projetos do PNUD, destacou a necessidade de articulação estratégica entre atores-chave do setor automotivo. "A integração entre profissionais de diversas áreas do setor é essencial para avançarmos na redução do consumo de HFCs. O encontro de hoje reforça que apenas por meio da escuta, do diálogo e da cooperação conseguiremos atingir as metas estabelecidas."
Edgard Neto durante apresentação do consumo de fluidos refrigerantes e estratégias para o setor de serviços.
Na sequência, Edgard Neto, assessor técnico do PNUD, apresentou propostas de atividades para o setor automotivo, destacando os impactos positivos e os benefícios das ações propostas para o setor de serviços, que inclui a capacitação de técnicos de ar-condicionado automotivo e suporte técnico para oficinas. "Sabemos que haverá um aumento de demandas do setor nos próximos anos, portanto, as atividades de capacitação são essenciais para apoiar o país na redução do consumo do HFC-134a, principal fluido refrigerante consumo no Brasil. Mais do que soluções técnicas, essas propostas reforçam um compromisso maior: cuidar das pessoas e do planeta." Comentou Edgard durante sua apresentação.
Durante a tarde, foram realizados dois grupos de debates e discutidos as propostas de atividades específicas para o setor automotivo. O evento foi encerrado com uma plenária coletiva a qual foram consolidadas as contribuições repletas de ideias, sugestões e avanços de propostas elaboradas pelos grupos de diálogo para definição do cronograma de atividades voltadas ao setor.
Grupo de debate com representantes diversos do setor automotivo.
“Esse evento foi extremamente relevante para nós, fabricantes de equipamentos para a linha automotiva. Estar ao lado de profissionais do setor, compreendendo desafios e oportunidades com foco no ser humano e no meio ambiente, reforça nosso compromisso com práticas sustentáveis. Sinto-me honrada por ter sido convidada e ouvida em um projeto tão importante e transformador”, afirmou Tatiana Genovez, da Tecnomotor, participante que sintetiza o sentimento de motivação e pertencimento gerada pelo encontro.
A importância do workshop para as ações estratégias do Programa Brasileiro de Redução do consumo de HFCs
A realização do workshop marca um passo importante na construção coletiva de soluções para a redução do consumo de HFCs no Brasil. As propostas representam oportunidades concretas de avanço para o setor automotivo, alinhadas às metas climáticas nacionais e internacionais.
A parceria entre o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o PNUD e o SENAI Automobilística do Ipiranga reforça o compromisso com a transição sustentável para o setor de ar condicionado automotivo, evidenciando que o engajamento intersetorial é essencial para o sucesso do Programa Brasileiro de Redução do Consumo de HFCs. Os encaminhamentos definidos durante o evento sinalizam a continuidade dos esforços e o fortalecimento das ações conjuntas nos próximos anos.
---
Para mais informações sobre o Programa Brasileiro de Redução do Consumo de HFCs e as ações vinculadas à Emenda de Kigali, acesse o site oficial do Protocolo de Montreal
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site oficial do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
Site oficial do PNUD no Brasil
Site oficial do SENAI Ipiranga - Automobilística






