Cinco Centrais de Regeneração e Armazenamento (CRAs) serão fortalecidas e três novas serão criadas em regiões estratégicas, promovendo práticas sustentáveis e desenvolvimento técnico no setor de refrigeração e ar condicionado.
O PNUD, por meio das ações voltadas para a gestão do ciclo de vida de fluidos refrigerantes , concluiu recentemente dois editais voltados ao fortalecimento da infraestrutura nacional de regeneração e armazenamento de fluidos refrigerantes.
O primeiro edital teve como objetivo confirmar o interesse das CRAs já instaladas no país em receber investimentos para aprimorar seus sistemas de regeneração. O edital prevê a aquisição de equipamentos de regeneração com tecnologias anti-explosão e multi-gases, equipamentos de identificação de fluidos refrigerantes e componentes essenciais para a operação, além de suporte técnico para a formulação de estratégias que integrem a destruição de fluidos inservíveis à gestão integrada, com base em modelos de negócio sustentáveis. O edital também prevê as contrapartidas a serem aportadas pelas CRAs.
Os beneficiários selecionados atuam no setor de serviços R&R&R de fluidos refrigerantes e/ou substâncias controladas no âmbito do Protocolo de Montreal. São eles:
- Centro de Regeneração do Nordeste – CRN, localizado na cidade de Recife/PE;
- Ecosuporte Resíduos, localizado na cidade de Americana/SP;
- Gresocol - Bandeirantes Refrigeração, localizado na cidade de São Paulo/SP;
- Recigases, localizado na cidade do Rio de Janeiro/RJ;
- Regentech Regeneradora de Gases, localizada na cidade de Porto Alegre/RS.
O segundo edital tem por objetivo viabilizar a criação de três novas CRAs em regiões estratégicas, priorizando áreas com forte presença do setor de refrigeração e ar condicionado. A escolha considerou o potencial de impacto regional, visando ampliar o alcance das ações de recuperação e regeneração de fluidos refrigerantes no Brasil. Considerando esses critérios foram contemplados três centros. São eles:
- Instituto Federal da Bahia – IFBA, localizado na cidade de Salvador/BA;
- RLX Fluidos Refrigerantes, localizado na cidade de Manaus/AM;
- Escola Técnica Profissional – ETP, localizado na cidade do Curitiba/PA;
As iniciativas contempladas foram selecionadas por meio de análise técnica, após manifestação de interesse, conforme os critérios estabelecidos nos editais. A ação integra o escopo da Etapa III do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs, que visa fortalecer a cadeia de gestão do ciclo de vida de fluidos refrigerantes no Brasil.
Essa iniciativa representa um avanço estratégico na estruturação do setor, promovendo práticas eficazes e alinhadas aos compromissos ambientais assumidos pelo país. O fortalecimento das CRAs contribui diretamente para a redução dos impactos ambientais associados à proteção da camada de ozônio e às mudanças climáticas e, para o desenvolvimento de soluções técnicas e sustentáveis no setor de refrigeração e ar condicionado.
Agradecemos a participação de todas e para eventuais esclarecimentos pedimos que entre em contato por meio do canal de e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.






