Nos dias 25 e 27 de junho, o MMA e o PNUD, em parceria com a ABRAVA e a ELETROS, realizarão o seminário: “Projetos para o Setor AVAC-R, Promovendo Ações em Benefício da Camada de Ozônio e do Clima, em São Paulo (SP), no Hotel Pestana, situado na rua Tutóia, 77 - Jardins, com início previsto para às 8h30, que terá como cerne a apresentação dos projetos do “Programa de Assistência Técnica ao Setor de Ar Condicionado Comercial e Industrial/Aplicação Técnica”; também, o debate sobre a viabilidade de implementação de Distritos Térmicos no Brasil; e a apresentação da proposta do projeto piloto de Resfriamento em Data Centers, com a utilização de tecnologias de zero PDO e baixo ou zero GWP.
Projetos Demonstrativos para o Setor de Ar Condicionado - Entre as ações previstas para a Etapa III do PBH, destaca-se o programa de assistência técnica para incentivar a substituição de equipamentos de ar condicionado do tipo chiller que utilizem o fluido refrigerante HCFC-22 ou HCFC-123 por equipamentos mais modernos, que utilizem fluido refrigerante de baixo impacto ambiental (tecnologias de zero PDO e baixo/médio GWP) e que apresentem maior eficiência energética, evitando assim uma conversão transitória que utilize HFCs ou misturas de HFCs de alto GWP. O programa de assistência técnica está em consonância e antecipa ações que deverão ser adotadas pelo País, a partir da implementação da Emenda de Kigali no Brasil e será o tema do Seminário, no dia 25 de junho.
“Os principais beneficiários deste programa serão edifícios comerciais (conforto térmico) e industriais (aplicações técnicas), tais como shoppings centers, hospitais, hotéis, hiper/supermercados, edificações comerciais, instalações industriais e data centers. Durante o seminário, iremos apresentar as tecnologias disponíveis e as alternativas que podem ser consideradas no âmbito deste projeto, os critérios de elegibilidade e seleção, assim como as atividades previstas para 2025 e 2026. Será uma excelente oportunidade para debater a proposta com o setor e os usuários finais interessados e esclarecer suas dúvidas”, informa o assessor Técnico do Projeto no PNUD, Edgard Soares.
Distritos Térmicos - Outro tema que será abordado neste Seminário diz respeito aos distritos térmicos (em inglês, district cooling and/or heating), infraestruturas centralizadas capazes de fornecerem resfriamento e/ou aquecimento (água gelada e ou água quente) para edifícios e instalações em uma região geográfica específica.
“Em vez de cada construção ter seu próprio sistema de climatização, uma instalação central opera com alta eficiência energética, distribuindo água gelada ou quente para os edifícios conectados. Essa solução reduz emissões diretas e indiretas, além de simplificar a operação e manutenção dos sistemas de ar condicionado”, conforme explica o consultor Internacional do PNUD, Roberto Peixoto.
Os distritos térmicos são uma alternativa aos sistemas individuais, especialmente em áreas urbanas (ou não urbanas), como complexos hoteleiros e comerciais com alta demanda por resfriamento – caso predominante no Brasil - e onde a eficiência energética é prioritária. Eles promovem sustentabilidade ambiental, reduzem o consumo de energia e as emissões de gases de efeito estufa.
Neste Seminário serão apresentadas experiências brasileiras e de sete distritos térmicos implementados na Colômbia, com destaque para resultados, impactos, eficiência energética e lições aprendidas. Adicionalmente, serão apresentadas as características do estudo a ser realizado pelo MMA e PNUD para identificar empreendimentos viáveis, analisar custos preliminares, riscos potenciais e modelos de negócio.
Data Centers - Atualmente o Brasil é o 13º maior mercado do mundo de data centers por número de projetos, com mais de 160 data centers em operação. Estudos sobre o setor mostram que o Brasil tem um caminho a percorrer relacionado à distribuição geográfica de data centers e adoção de métricas de sustentabilidade que envolvem a gestão de uso de energia e água, disposição de resíduos eletrônicos e adoção de salvaguardas ambientais no sistema de condicionamento de ar dessas instalações, principalmente relacionados ao uso de fluido refrigerante e tecnologias de baixo impacto ao sistema climático global.
“Estamos preparando a estratégia de implementação da Emenda de Kigali (KIP) no Brasil e, em 2026, vamos negociar recursos junto ao Fundo Multilateral para a Implementação da Etapa I desse futuro Programa. É um momento oportuno para avaliarmos, em conjunto com o setor, a proposição de projetos demonstrativos para data centers que considerem o uso de sistemas de ar condicionado com fluido refrigerante de reduzido impacto ambiental e que apresentem elevada eficiência energética como, por exemplo, o liquid cooling”, destaca Frank Amorim, Analista Ambiental do MMA.
“O Seminário abordará a situação atual de Data Centers no Brasil, as tecnologias disponíveis, impacto na matriz energética brasileira, exemplos de projetos demonstrativos desenvolvidos em outros países e contará com um momento de debate para avaliar a viabilidade de projetos demonstrativos, definição de próximas etapas, assim como a identificação de possíveis beneficiários, ressalta Ana Paula Leal, Gerente de Projetos no PNUD.
Para saber mais sobre a programação completa do Seminário “Projetos para o Setor AVAC-R, Promovendo Ações em Benefício da Camada de Ozônio e do Clima, que será realizado em 25 e 27 de junho, em São Paulo, clique aqui.
INSCRIÇÕES ENCERRADAS