Com mais de 4,5 milhões de espectadores por dia, em cinco meses de veiculação, a campanha dos 30 anos do Protocolo de Montreal obteve sucesso na disseminação de informação e conscientização da sociedade em relação à proteção da camada de ozônio.
Desde novembro de 2017 até março de 2018, os trens, metrôs e VLTs de nove capitais brasileiras em quatro regiões do país divulgaram peças publicitárias e informativas sobre as ações brasileiras para proteção da camada de ozônio.
“O metrô é um local muito bom para fazer campanhas porque é muito democrático, temos pessoas de todas as classes sociais; é uma amostragem do que a cidade tem. Acho que a campanha foi muito positiva, as pessoas viram e se conscientizaram”, afirmou Felipe Vasconcelos, da cidade de Porto Alegre, RS.
Durante a campanha, os usuários do sistema metro-ferroviário puderam interagir com as peças publicitárias, aprender sobre as ações brasileiras para recuperação da camada de ozônio e saber como se proteger dos raios UV-B.
Além das peças informativas instaladas no sistema metro-ferroviário, a campanha teve ampla interatividade e divulgação pelas redes sociais e meios digitais. A iniciativa foi anunciada em 47 meios de comunicação locais e nacionais, com a produção de fotos e vídeos sobre a campanha. Nas redes sociais, a hashtag #30AnosProtocoloDeMontreal atingiu mais de 5 mil visualizações.
“A informação, quando é passada de boca em boca, acaba atingindo uma quantidade de pessoas que a gente nem imagina, e isso faz com que as pessoas prestem atenção nesses detalhes. Eu mesma, por exemplo, não me preocupava com a minha pele, não usava protetor solar. Natal é uma cidade quente, de sol, então, a utilização de protetor solar é necessária. Eu fui uma das conscientizadas com a campanha e comecei a usar protetor”, conta Vanessa Muniz, de Natal, RN.
Além de Porto Alegre e Natal, a campanha também foi veiculada em São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Salvador (BA), Maceió (AL), Recife (PE) e João Pessoa (PB).
Para Marcelo Miranda, de Recife, a campanha de conscientização é importante não apenas para disseminar informação dos 30 anos do Protocolo de Montreal, mas para os resultados que ainda serão alcançados. “Essa campanha de conscientização é importante para que continuemos a proteger a camada de ozônio. Quanto mais a gente conseguir transmitir essa mensagem, mais temos certeza que podemos alcançar resultados positivos lá na frente”, afirmou.
Em 30 anos, os países partes do Protocolo de Montreal eliminaram totalmente o consumo e produção dos clorofluorcarbonos (CFCs), halons, brometo de metila para fins agrícolas, CTC e, atualmente, estão em fase de eliminação dos hidroclorofluorcarbonos (HCFCs).
Essas substâncias, quando emitidas para a atmosfera, reagem com o ozônio estratosférico, quebrando sua molécula. O resultado é a rarefação da camada de ozônio e o consequente aumento da incidência de raios UV-B sobre a superfície da Terra. Em excesso, essa radiação pode causar câncer de pele, catarata e diminuição da biodiversidade de plantas e animais.
Graças aos esforços do Protocolo de Montreal, estima-se que, até meados do século XXI, a camada de ozônio se recupere aos níveis registrados no início da década de 1980. Porém, é importante que a população também faça a sua parte, optando por adquirir produtos livres das substâncias destruidoras do ozônio e cobrando a destinação adequada dessas substâncias presentes, principalmente, em espumas de poliuretano, aparelhos de refrigeração e de ar-condicionado. Proteger-se dos raios UV-B nocivos à saúde humana é outra atitude que deve ser cultivada, devendo-se sempre utilizar protetor solar ao se expor a ambientes externos.
A campanha foi uma parceria entre as instituições implementadoras do Protocolo de Montreal no Brasil – Ministério do Meio Ambiente (MMA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e agência de cooperação alemã GIZ – e as companhias de trens e metrôs do país – ANPTrihos, Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), ViaQuatro, Companhia Paulista de Trens Urbanos (CPTM), Trensurb, Metrô Bahia, Companhia de Transporte do Estado da Bahia (CTB) e Metrô DF.
Confira as fotos da campanha.