O Brasil e a Proteção da Camada de Ozônio: uma parceria bem-sucedida entre governo, setor produtivo e sociedade.

Setor de ar condicionado discute uso de substâncias que não agridem a Camada de Ozônio

UNIDO BSB

Alternativas para o uso de fluidos frigoríficos inofensivos à camada de ozônio foram discutidas nesta quinta-feira (29/11) por especialistas e representantes do setor de ar condicionado. O debate ocorreu, em Brasília, no Encontro sobre Tecnologias para o Setor de Ar Condicionado, realizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO).

O uso do propano como fluido frigorífico em equipamentos de ar condicionado residenciais foi o tema do evento. O diretor de Economia Ambiental e Acordos Internacionais do MMA, Adriano Santhiago, destacou a importância da transição para alternativas sem impacto para o ozônio e de baixo impacto para o sistema climático global. “Eventos como esse nos auxiliam a vencer esses desafios”, afirmou.

Os mecanismos necessários para que o setor passe a usar o propano também foram debatidos no evento. O representante da UNIDO no Brasil, Alessandro Amadio, explicou que o debate é fundamental para questões relacionadas à segurança no manuseio da substância e para garantir a competitividade econômica durante a transição para compostos alternativos.

Tendências globais

O chefe da divisão do Protocolo de Montreal do Departamento de Meio Ambiente da UNIDO, Ole Nielsen, apresentou um panorama das tendências globais do setor e das expectativas para o Brasil. Nielsen citou casos como o programa implementado pela UNIDO na China para a conversão tecnológica do setor e as implicações da substituição dos hidroclorofluorcarbonos (HCFCs) por outras substâncias.

O engenheiro mecânico Ênio Bandarra, professor e pesquisador da Universidade Federal de Uberlândia, abordou questões ligadas à segurança no uso do propano como substância alternativa no segmento de ar condicionado e apresentou a experiência em campo da empresa indiana Godrej que atua no setor.

O evento também teve a participação do representante do Painel de Avaliação Técnica e Econômica do Protocolo de Montreal (TEAP) e consultor da Midea na China, Tingxun Li, e do especialista Daniel Coulborne, que faz parte de diversos comitês internacionais sobre segurança de refrigeração. Além disso, o engenheiro naval Roberto Peixoto, também membro do TEAP, apresentou informações sobre tecnologias para ar condicionado residencial com fluidos de baixo potencial de aquecimento global.

Resultados brasileiros

A contribuição brasileira para a proteção da Camada de Ozônio também foi destaque no evento. Em 2018, o Brasil alcançou a eliminação de 38% do consumo dos HCFCs. De acordo com Adriano Santhiago, o índice coloca o Brasil muito perto de concluir a meta de eliminação de 39,3% do consumo da substância no ano de 2020, em comparação à linha de base composta pela média do consumo registrado entre 2009 e 2010.

Para o diretor, os resultados mostram a importância das ações implementadas por meio do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH) no País. “O Brasil está fazendo sua parte e estamos superando em muito o que prevíamos. Projetos como esse nos auxiliam nesses resultados”, avaliou.

O programa

O encontro faz parte do Projeto para o Setor de Manufatura de Equipamentos de Refrigeração e Ar Condicionado, coordenado pelo MMA e implementado pela UNIDO no âmbito do PBH. Aprovado em 2015, o objetivo do projeto é reduzir o consumo de HCFC-22 usado na manufatura desses equipamentos no Brasil e diminuir a demanda futura pela substância no setor de serviços.

Assinado em 1987, o Protocolo de Montreal promove a progressiva redução da produção e do consumo das Substâncias Destruidoras do Ozônio (SDOs) até a sua total eliminação. No Brasil, além do setor de refrigeração e ar condicionado, as ações coordenadas pelo MMA incluem projetos voltados para os segmentos de espumas de poliuretano (PU), destinação final de SDOs, gerenciamento de chillers e serviços.

 

Doador

logo 01

Agências Implementadoras

logo 02 logo 03

Agência Implementadora Líder

PNUD Logo Blue Small

Fiscalização e Controle

logo 05

Coordenação

logo mma 2023

Protocolo de Montreal

Quer receber informações sobre as ações brasileiras de proteção da camada de ozônio?
Assine o boletim informativo do Protocolo de Montreal Brasil.

Links

Acessibilidade

Alto Contraste
A-
A
A+

2023 © Todos os direitos reservados.