O Brasil e a Proteção da Camada de Ozônio: uma parceria bem-sucedida entre governo, setor produtivo e sociedade.

Mensagem do Secretário-Geral da ONU para o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio

antonio guterresNeste ano, as altas temperaturas bateram recordes em todo o mundo. Por isso, este é um momento decisivo para realizarmos ações pelo clima.

Para encarar essa ameaça, devemos nos inspirar no Protocolo de Montreal, exemplo brilhante de como o mundo pode se unir para proteger as pessoas e o planeta.

Quando a ciência nos revelou que os clorofluorcarbonos (CFCs) e outras substâncias estavam abrindo um buraco na camada de ozônio, a qual protege toda a vida na Terra, o mundo respondeu com determinação e visão de futuro, banindo-os. Graças ao comprometimento global, espera-se que a camada de ozônio retorne aos níveis de 1980 até meados deste século.

Contudo, ainda há muito trabalho pela frente.

A histórica Emenda de Kigali, que entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2019, tem como foco os hidrofluorcabonos (HFCs), gases com alto potencial de aquecimento global ainda utilizados em sistemas de refrigeração.

Até o momento, 46 países já ratificaram a Emenda; então aproveito para instigar os demais a seguir esse exemplo e mostrar o comprometimento com um planeta mais saudável. Espero que os países demonstrem um progresso significante na implementação da Emenda de Kigali até a Cúpula do Clima que estamos organizando para setembro de 2019.

Por mais de três décadas, o Protocolo de Montreal fez muito mais do que reduzir o buraco da camada de ozônio; ele nos mostrou como a governança ambiental pode dar uma resposta à ciência e como os países podem se unir para combater uma vulnerabilidade de todos.

Convido a todas e todos para fomentarmos o mesmo espírito de luta por uma causa em comum e, especialmente, para exercermos maior liderança nos esforços para implementar o Acordo de Paris sobre a mudança do clima e mobilizar ambiciosas ações climáticas que precisamos com tanta urgência.

 

Doador

logo 01

Agências Implementadoras

logo 02 logo 03

Agência Implementadora Líder

PNUD Logo Blue Small

Fiscalização e Controle

logo 05

Coordenação

logo mma 2023

Protocolo de Montreal

Quer receber informações sobre as ações brasileiras de proteção da camada de ozônio?
Assine o boletim informativo do Protocolo de Montreal Brasil.

Links

Acessibilidade

Alto Contraste
A-
A
A+

2023 © Todos os direitos reservados.