O Brasil e a Proteção da Camada de Ozônio: uma parceria bem-sucedida entre governo, setor produtivo e sociedade.

Brasil celebra ações para preservação da camada de ozônio em comemoração aos 30 anos do Protocolo de Montreal

dia do ozonio3Para comemorar o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, o Ministério do Meio Ambiente e seus parceiros para a implementação dos projetos referentes ao Protocolo de Montreal no Brasil – Ministério das Relações Exteriores (MRE), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Agência de Cooperação Alemã (GIZ) e Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) – realizam evento no próximo dia 15 de setembro, a partir das 9h00, em Brasília/DF.

A cerimônia é aberta ao público e tratará também da Celebração dos 30 anos do Protocolo de Montreal e sobre os principais avanços das ações realizadas para sua implementação, com foco na eliminação dos HCFCs – substância destruidora da camada de ozônio – nos setores de espuma, refrigeração e ar-condicionado.

O tema do dia do ozônio deste ano é “30 Anos do Protocolo de Montreal: cuidando de toda a vida sob o sol”, reconhecendo assim os esforços coletivos do Protocolo de Montreal para a restauração da camada de ozônio nas últimas três décadas e na proteção de todos os seres vivos do excesso de radiação solar, evitando assim casos de câncer de pele, cataratas e outras doenças.

Como resultado dos esforços internacionais, a camada de ozônio mostra os primeiros sinais de recuperação. A previsão é para que até 2050 ela retome aos níveis que apresentava no início da década de 1980, quando começaram as primeiras medições da espessura da camada de ozônio.
Com a aprovação da Emenda de Kigali, em outubro de 2016, o Protocolo de Montreal reafirma a preocupação com a mitigação da mudança global do clima. Com a Emenda, foi acrescentada ao documento a eliminação gradual dos HFCs, substâncias sintéticas que não destroem a camada de ozônio, mas que possuem alto potencial de aquecimento global.

Durante o evento em Brasília, além do foco na Emenda de Kigali, os parceiros para implementação do Protocolo no Brasil comentarão sobre o controle da importação e exportação de substâncias destruidoras do ozônio (SDOs) no País, e as estratégias e resultados obtidos com o Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH). Para as empresas de espumas de poliuretano que finalizaram a conversão de seus processos produtivos para adoção de substâncias ambientalmente adequadas, serão entregues placas comemorativas em reconhecimento aos seus esforços na eliminação dos HCFCs.

Celebração Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio

Local: Auditório do Ministério do Meio Ambiente - SEPN 505 Norte, Bloco “B”, Ed. Marie Prendi - Brasília-DF
Data: 15 de setembro de 2017
Horário: 9h00 – 12h30
Entrada gratuita

programação

 

Doador

logo 01

Agências Implementadoras

logo 02 logo 03

Agência Implementadora Líder

PNUD Logo Blue Small

Fiscalização e Controle

logo 05

Coordenação

logo mma 2023

Protocolo de Montreal

Quer receber informações sobre as ações brasileiras de proteção da camada de ozônio?
Assine o boletim informativo do Protocolo de Montreal Brasil.

Links

Acessibilidade

Alto Contraste
A-
A
A+

2023 © Todos os direitos reservados.