MMA apoia elaboração de normas de segurança para sistemas frigoríficos
|
Novas regras de segurança em sistemas frigoríficos foram publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), após consulta pública nacional aos representantes do setor. As medidas referem-se à ABNT NBR ISO 5149 e especificam questões ligadas às classificações de segurança, critérios para seleção, locais de instalação e outras informações para o segmento de refrigeração. O processo de elaboração da norma contou com o apoio e participação do MMA.
Ambas estão em vigor desde 15 de abril. A parte 1 é voltada para segurança e requisitos ambientais em sistemas de refrigeração e bombas de calor, com foco em definições, classificação e critérios de seleção. Com o objetivo de detalhar os requisitos para a segurança dos bens e das pessoas, a norma fornece orientações para a proteção ambiental e estabelece procedimentos para operação, manutenção, reparo de sistemas e recuperação de fluidos refrigerantes.
A parte 3 inclui informações sobre os locais de instalação (espaço da planta e serviços), com o objetivo de atender a requisitos ambientais e de segurança. Na norma, estão especificados os requisitos para a segurança do local, que podem ser necessários devido ao sistema de refrigeração e seus componentes auxiliares, assim como os não diretamente conectados a estes.
As partes 2 (Projeto, construção, ensaios, identificação e documentação) e 4 (Operação, manutenção, reparo e recuperação) já foram traduzidas e, em breve, entrarão em consulta pública.
→ Saiba mais sobre a Parte 1 da Norma
|