O Brasil e a Proteção da Camada de Ozônio: uma parceria bem-sucedida entre governo, setor produtivo e sociedade.

Processo de Retrocomissionamento - Estudo de Caso

Na 47ª reunião do Comitê Executivo do Fundo Multilateral para a Implementação do Protocolo de Montreal, em 2005, foi aprovado o desenvolvimento de um projeto demonstrativo com o objetivo de realizar o manejo integrado no subsetor de resfriadores de líquidos, com ênfase na utilização de tecnologias energeticamente eficientes e livres de CFC.

A iniciativa deu origem ao “Projeto Demonstrativo para o Gerenciamento Integrado do Setor de Chillers (Projeto BRA/12/G77)”, que visa estimular projetos de sistemas de água gelada otimizados e processos de retrocomissionamento de sistemas de ar condicionado em edifícios existentes. O projeto envolveu uma série de atividades, como os cursos e workshops realizados no Rio de Janeiro, Fortaleza, Brasília e São Paulo no decorrer de 2016; elabora- ção de guia informativo; elaboração de manual sobre sistemas de água gelada; e execução de quatro processos de retrocomissionamento em sistemas de água gelada que utilizam os fluidos refrigerantes CFC ou HCFC.

O caso relatado nas páginas seguintes foi um desses processos. O Projeto BRA/12/G77 é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e implementando pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Para a execução das atividades foi contratada, por meio de processo licitatório, a empresa Somar Engenharia.


Ano de publicação: 2016
Categoria: Gerenciamento de chillers
 

Doador

logo 01

Agências Implementadoras

logo 02 logo 03

Agência Implementadora Líder

logo 04

Fiscalização e Controle

logo 05

Coordenação

mma governo federal 2019

Protocolo de Montreal

Quer receber informações sobre as ações brasileiras de proteção da camada de ozônio?
Assine o boletim informativo do Protocolo de Montreal Brasil.

Links

Acessibilidade

Alto Contraste
A-
A
A+

2017 © Todos os direitos reservados.