O Brasil e a Proteção da Camada de Ozônio: uma parceria bem-sucedida entre governo, setor produtivo e sociedade.

ABNT traduz norma internacional para padronizar desempenho de expositores refrigerados no mercado brasileiro

foto 1Em discussão com especialistas do setor refrigerista brasileiro, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) aprovou, entre os dias 15 e 16 de agosto, as normas ABNT NBR ISO 23953 parte 1 e parte 2, referentes a vocabulário (parte 1), classificação, requisitos e condições de ensaio (parte 2) de expositores refrigerados.

O representante da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA)/ABNT, Professor Oswaldo Bueno, explica que uma norma técnica estabelece um nível mínimo de desempenho para uma determinada aplicação ou equipamento, nesse caso, do desempenho de expositores refrigerados, normalmente utilizados em estabelecimentos comerciais para a venda de produtos alimentícios.

O setor brasileiro já utilizava a norma internacional ISO 23953 de 2015, que trata sobre os mesmos aspectos, porém, em inglês. “Algumas empresas do setor que atuam no Brasil seguem as recomendações desta norma em inglês e, após a tradução, o acesso a este documento deverá ser ampliado para todas as empresas do setor, uma vez que se elimina a barreira da língua estrangeira”, afirma o assessor técnico da UNIDO, Edgard Soares.

Bueno complementa que a tradução das normas é importante para manter o modelo internacional de forma acessível e padronizada, facilitando o respeito às normas quanto ao correto desempenho do sistema ou do equipamento.

Para a implementação das atividades do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH) direcionadas ao setor de refrigeração, Soares explica que “essas normas são fundamentais e trazem maior segurança aos fabricantes de equipamentos, pois passam a ter o referencial já utilizado em sua versão mais recente, mas agora na língua portuguesa”.

O documento completo com a tradução aprovada pela ABNT tem o custo de R$107,10 (parte 1) e R$250,95 (parte 2). O acesso pode ser feito por meio do site www.abntcatalogo.com.br, informando o número da norma 23953 ou um nome de referência do expositor.

 

Doador

logo 01

Agências Implementadoras

logo 02 logo 03

Agência Implementadora Líder

PNUD Logo Blue Small

Fiscalização e Controle

logo 05

Coordenação

logo mma 2023

Protocolo de Montreal

Quer receber informações sobre as ações brasileiras de proteção da camada de ozônio?
Assine o boletim informativo do Protocolo de Montreal Brasil.

Links

Acessibilidade

Alto Contraste
A-
A
A+

2023 © Todos os direitos reservados.