O Brasil e a Proteção da Camada de Ozônio: uma parceria bem-sucedida entre governo, setor produtivo e sociedade.

Brasil participa de debate sobre proteção da camada de ozônio em evento internacional na Colômbia

congresso colombiaPara debater as melhores alternativas de substituição das substâncias destruidoras do ozônio e a implementação de projetos no âmbito do Protocolo de Montreal, o Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Colômbia organizou do I Congreso Internacional para la Gestión de las Sustancias Agotadoras de la Capa de Ozono y su contribuición a la estabilidade climática, entre 27 e 29 de setembro, em Bogotá.

“O objetivo do congresso foi debater informações técnicas e científicas mais relevantes que temos disponíveis atualmente, com especial atenção para seus efeitos na saúde e no meio ambiente, com o apoio também da indústria e da academia”, ressaltou o Vice-Ministro de Meio Ambiente da Colômbia, Carlos Alberto Botero.

Dentre os participantes da academia, o especialista em espumas de poliuretano e co-coordenador do Comitê de Opções Técnicas para Espumas Rígidas e Flexíveis (FTOC) do Protocolo de Montreal, o brasileiro Paulo Altoé, ressaltou que, no mundo, são produzidos 25 milhões de toneladas de espuma por ano, e que essa proporção aumenta, pelo menos, em 3% ao ano em países em desenvolvimento.

“Em 2016, contudo, um terço dos HCFCs utilizados nesse setor em países em desenvolvimento haviam sido convertidos a agentes de baixo potencial de aquecimento global, como hidrocarbonetos, HFO e metilal”, pontuou o especialista durante o evento.

Já o o-coordenador do Comitê de Refrigeração, Ar-Condicionado e Bombas de Calor (RTOC), o brasileiro Roberto Peixoto, ministrou palestra sobre as alterativas de fluidos naturais para o setor, com foco para o CO2.

“A mensagem é para a população em geral se informar e se preocupar com as questões ambientais e ajudar os programas que a unidade técnica de ozônio desenvolve, de consciência ambiental, de treinamento, procurar produtos que não tenham substâncias que destroem a camada de ozônio”, afirmou o especialista.

A equipe de implementação do Protocolo de Montreal no Brasil esteve representada no congresso pela Analista Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Tatiana Oliveira, e pela Assessora Técnica do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Raquel Rocha.

“O Congresso foi relevante e inovador, uma vez que tivemos a oportunidade de aprender com palestrantes reconhecidos tecnicamente por sua excelência e atuação nos comitês técnicos do Protocolo de Montreal, bem como se pôde conhecer um pouco mais sobre as experiêcias desenvolvidas na Colômbia e que podem ser aproveitadas pelo Brasil”, pontuou a analista do MMA.

“O evento foi muito instrutivo em cada área apresentada – espumas, refrigeração, extinção de incêndio, resíduos. A Colômbia convidou especialistas que nos trouxeram informações importantes e recentes dos setores. As atualidades e a troca de experiências são elementos que, certamente, contribuirão muito com o sucesso dos projetos brasileiros”, complementou a assessora técnica do PNUD.

O congresso terminou com o anúncio de que, este ano, registrou-se o menor tamanho do buraco na camada de ozônio desde 1988. A notícia foi confirmada em Bogotá pela Secretária Adjunta da Secretaria do Ozônio, Megumi Seki, convidada especial do encontro.

 

Doador

logo 01

Agências Implementadoras

logo 02 logo 03

Agência Implementadora Líder

PNUD Logo Blue Small

Fiscalização e Controle

logo 05

Coordenação

logo mma 2023

Protocolo de Montreal

Quer receber informações sobre as ações brasileiras de proteção da camada de ozônio?
Assine o boletim informativo do Protocolo de Montreal Brasil.

Links

Acessibilidade

Alto Contraste
A-
A
A+

2023 © Todos os direitos reservados.