O Brasil e a Proteção da Camada de Ozônio: uma parceria bem-sucedida entre governo, setor produtivo e sociedade.

Vídeo animado mostra a importância das boas práticas na manutenção dos sistemas RAC

video GIZCom o objetivo de levar informações importantes aos técnicos em sistemas de refrigeração e ar condicionado (RAC) e toda a população, está sendo lançado pelo Ministério do Meio Ambiente e pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH o vídeo animado “Manutenção correta dos aparelhos de ar condicionado: benefícios sociais, ambientais e financeiros”.

O vídeo, bem didático e lúdico, foca na importância de se evitar vazamentos do fluido refrigerante HCFC-22 durante a manutenção dos aparelhos de ar condicionado, para não prejudicar a Camada de Ozônio.

Quando liberado para a atmosfera, esse fluido é um “verdadeiro perigo”, como diz um dos personagens do vídeo, um técnico conhecedor das boas práticas, “porque tem potencial para destruir a Camada de Ozônio, que protege a terra dos raios ultravioletas, nocivos aos seres vivos e capazes de causar certos tipos de câncer, entre outras doenças e contribuir para o aquecimento global”.

Segundo a gerente de projetos da GIZ-Proklima no Brasil, Stefanie von Heinemann, a opção por fazer um vídeo animado surgiu do objetivo de se atingir um maior público de técnicos e também a população em geral, por meio das redes sociais. “Uma das maiores vantagens do vídeo de animação é conseguir explicar com facilidade a descrição de serviços e ideias. Com esse vídeo, nós conseguimos deixar um tema que às vezes é de difícil compreensão, mais acessível a todos. Esperamos com isso motivar ainda mais os técnicos de refrigeração a reduzirem vazamentos desse fluido e também alertar a todos, especialmente os que contratam os seus serviços, que é possível evitar mais danos à Camada de Ozônio e ao clima.”

30 Anos do Protocolo de Montreal

O vídeo faz parte das comemorações dos 30 anos do Protocolo de Montreal, para a qual estão previstas diversas ações anunciadas durante a cerimônia realizada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), na sexta-feira, 15 de setembro, antecedendo as comemorações do Dia Internacional da Camada de Ozônio no dia 16 de setembro.

Na ocasião, o Secretário de Mudança do Clima e Florestas do MMA, Everton Frask Lucero, evidenciou a importância do Protocolo de Montreal, tratado internacional ratificado por 197 países, todos com metas a serem cumpridas.

Conforme pontuou o Secretário, o Brasil é hoje um dos maiores consumidores de substâncias destruidoras da Camada de Ozônio e o 5º maior consumidor de HCFCs. “Graças ao trabalho que está sendo feito (ministérios, agências internacionais e entidades e parceiros privados) nós já nos antecipamos às metas do Protocolo. Já reduzimos 34% do consumo de HCFCs, em relação à linha de base (média de consumo 2009/2010). A nossa meta, e de todos os países em desenvolvimento, é chegar a 2020 com a redução do consumo em 35%. Então, com esse resultado alcançado, podemos dizer que estamos bem adiantados”, afirmou.

O Secretário Everton Frask Lucero, na ocasião, lembrou que o Brasil, além da continuidade dos trabalhos para redução do consumo de HCFCs, também atuará para controlar HFCs, já que a emenda de Kigali (2016) utilizará os mesmos procedimentos estabelecidos pelo bem-sucedido Protocolo de Montreal, mas agora em benefício do clima para evitar aquecimento global.

Ficha Técnica
Realização do Vídeo: Ministério do Meio Ambiente e Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH
Coordenação Geral – Magna Luduvice (MMA), Frank Amorim (MMA), Stefanie von Heinemann (GIZ Proklima)
Produção Audiovisual: Produtora Veez
Diretor de arte: Bruno Garwood
Atendimento: Matheus Dall'Oca
Ilustração: Eliana Oda
Animação: Thiago Luiz
Handdraw: Marcelo Hoffmann
Locutores: Adriana Chiovato, Danilo Batistine e Tico Russo
Sonorização: Thiago Piffer
Roteiro, apoio à edição e divulgação: Susana Ferraz, Sete Estrelas Comunicação
Técnica vídeo: Storytelling - Motion Design e Hand Draw Animation
Resolução /tempo: Full HD 1920x1080 / 6 minutos

 

Doador

logo 01

Agências Implementadoras

logo 02 logo 03

Agência Implementadora Líder

PNUD Logo Blue Small

Fiscalização e Controle

logo 05

Coordenação

logo mma 2023

Protocolo de Montreal

Quer receber informações sobre as ações brasileiras de proteção da camada de ozônio?
Assine o boletim informativo do Protocolo de Montreal Brasil.

Links

Acessibilidade

Alto Contraste
A-
A
A+

2023 © Todos os direitos reservados.