O Brasil e a Proteção da Camada de Ozônio: uma parceria bem-sucedida entre governo, setor produtivo e sociedade.

Camada de ozônio está em recuperação, dizem EUA

A camada de ozônio da Terra está sendo recuperada graças às medidas tomadas pelos 191 países signatários do Protocolo de Montreal, disse ontem (13) a EPA (Agência para a Proteção Ambiental) do governo dos Estados Unidos.

A EPA assinalou que desde 1998, devido aos esforços dos EUA e da comunidade internacional, "a camada de ozônio foi reduzida em quase todo o mundo".

O tratado, assinado inicialmente por 24 nações em 1987, estabelece a gradual eliminação do uso de produtos químicos que castigam a camada de ozônio, situada na estratosfera e que serve como um escudo contra os efeitos nocivos dos raios ultravioleta (UV).

O administrador da EPA, Stephen Johnson, elogiou os avanços da estratégia global para a proteção da camada de ozônio, às vésperas das celebrações dos 20 anos da assinatura do tratado multilateral, em 16 de setembro de 1987, em Montreal (Canadá).

De 16 a 21 de setembro, representantes da comunidade internacional se reunirão em Montreal para celebrar o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio e analisar os avanços neste tema.

O Protocolo de Montreal é um "brilhante exemplo de como o engenho humano, a liderança e a determinação podem criar um mundo melhor e mais saudável", enfatizou Johnson em comunicado.

Durante os anos 80, os cientistas tinham notado a redução da camada de ozônio, mas, nos últimos 20 anos, o tratado multilateral contribuiu para a busca de medidas alternativas e eficazes para resistir à destruição da camada de ozônio e melhorar a proteção do meio ambiente e a saúde humana, disse a EPA.

Os cientistas prevêem que a camada de ozônio na zona do Antártico, por exemplo, voltará aos níveis de antes de 1980 a partir de 2060.

O governo dos EstadosUnidos, por meio da EPA, aprovou mais de 300 alternativas a substâncias químicas que destroem a camada de ozônio.

O país, no entanto, tem sido duramente criticado por não assinar o Protocolo de Kyoto.

 

Doador

logo 01

Agências Implementadoras

logo 02 logo 03

Agência Implementadora Líder

PNUD Logo Blue Small

Fiscalização e Controle

logo 05

Coordenação

logo mma 2023

Protocolo de Montreal

Quer receber informações sobre as ações brasileiras de proteção da camada de ozônio?
Assine o boletim informativo do Protocolo de Montreal Brasil.

Links

Acessibilidade

Alto Contraste
A-
A
A+

2023 © Todos os direitos reservados.