O Brasil e a Proteção da Camada de Ozônio: uma parceria bem-sucedida entre governo, setor produtivo e sociedade.

Novos vídeos apresentam resultados do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs

Em comemoração aos 35 anos da Convenção de Viena para a Proteção da Camada de Ozônio e ao Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, foram lançados dois vídeos que apresentam os resultados alcançados com a conclusão da Etapa 1 do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Também foi disponibilizado novo vídeo que mostra o início do tratamento térmico para substâncias nocivas à camada da atmosfera responsável por filtrar os raios solares prejudiciais aos seres humanos.


O vídeo “Indústria Sustentável: Setor de espumas protegendo a Camada de Ozônio” conta com depoimentos enviados por representantes de empresas atendidas pelo projeto, que é implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Ao todo, 249 empresas do segmento deixaram de usar substâncias destruidoras da Camada de Ozônio na Etapa 1 do PBH. Outras 90 empresas do segmento já receberam apoio técnico e financeiro no âmbito da Etapa 2, que já está atualmente em fase de implementação. Confira abaixo:

 

No vídeo “Encerramento da Etapa 1 do PBH”, além dos excelentes resultados obtidos pelo setor de espumas, também são apresentados os resultados alcançados junto ao setor de serviços. Ao todo, 4,9 mil técnicos foram capacitados em cursos de boas práticas de refrigeração, implementados pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. Confira abaixo:

 

Implementado pelo PNUD, o Projeto de Destinação Final de SDOs é apresentado no vídeo “Destruição segura de substâncias que agridem a Camada de Ozônio”. O vídeo detalha o processo de licenciamento ambiental construído em parceria com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e mostra como funciona o tratamento térmico de substâncias inservíveis. Confira abaixo:

 

Doador

logo 01

Agências Implementadoras

logo 02 logo 03

Agência Implementadora Líder

PNUD Logo Blue Small

Fiscalização e Controle

logo 05

Coordenação

logo mma 2023

Protocolo de Montreal

Quer receber informações sobre as ações brasileiras de proteção da camada de ozônio?
Assine o boletim informativo do Protocolo de Montreal Brasil.

Links

Acessibilidade

Alto Contraste
A-
A
A+

2023 © Todos os direitos reservados.