O Brasil e a Proteção da Camada de Ozônio: uma parceria bem-sucedida entre governo, setor produtivo e sociedade.

Mensagem do Secretário Geral das Nações Unidas sobre o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio

Secretário Geral das Nações Unidas

Mensagem sobre o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio

 

Existem poucos acordos globais tão bem-sucedidos quanto a Convenção de Viena para a Proteção da Camada de Ozônio. Hoje, no Dia Mundial do Ozônio, comemoramos 35 anos desta convenção, que foi o primeiro passo para recuperar o buraco na camada de ozônio do planeta.

Gases usados em aerossóis e aparelhos de resfriamento estavam causando esse buraco. Sob a égide do Protocolo de Montreal, governos, cientistas e indústria cooperaram e, até agora, substituíram 99% desses gases. A camada de ozônio agora está se curando, protegendo a saúde humana e do ecossistema.

Mas o trabalho do Protocolo de Montreal não acabou. Por meio da Emenda Kigali do Protocolo, a comunidade internacional está encontrando alternativas para refrigerantes que contribuem para a ameaça crescente dos distúrbios climáticos. Se totalmente implementada, a Emenda Kigali pode evitar 0,4 graus Celsius de aquecimento global. Felicito as 100 Partes que têm dado o exemplo.

Enquanto olhamos para a recuperação global da devastação social e econômica causada pela pandemia Covid-19, devemos nos comprometer com a construção de sociedades mais fortes e resilientes. É fundamental que coloquemos nossos esforços e investimentos no combate às mudanças climáticas e na proteção da natureza e dos ecossistemas que nos sustentam.

Os tratados de ozônio destacam-se como exemplos inspiradores que mostram que, onde prevalece a vontade política, há poucos limites para o que podemos alcançar em uma causa comum. Vamos nos encorajar em como trabalhamos juntos para preservar a camada de ozônio e aplicar a mesma vontade para curar o planeta e forjar um futuro mais brilhante e mais justo para toda a humanidade.

 

Doador

logo 01

Agências Implementadoras

logo 02 logo 03

Agência Implementadora Líder

PNUD Logo Blue Small

Fiscalização e Controle

logo 05

Coordenação

logo mma 2023

Protocolo de Montreal

Quer receber informações sobre as ações brasileiras de proteção da camada de ozônio?
Assine o boletim informativo do Protocolo de Montreal Brasil.

Links

Acessibilidade

Alto Contraste
A-
A
A+

2023 © Todos os direitos reservados.