Multimídia
VÍDEOS
FOTOS



Voltar à página anterior
Retrocomissionamento

 O retrocomissionamento é o processo de comissionamento aplicado a edifícios existentes, que consiste em uma investigação detalhada do sistema, incluindo projeto executivo, instalação e condições de operação e desempenho atuais, a fim de identificar problemas e otimizar o sistema de ar condicionado do edifício.

 
Não se trata de um simples diagnóstico energético do sistema, pois tem como objetivo principal recuperar os requisitos de conforto, qualidade do ar e eficiência do projeto.
 
Se diferencia do retrofit pois este exige, via de regra, altos investimentos e só se viabiliza em edifícios com sistemas obsoletos e muito deficientes. Em oposição, o retrocomissionamento se mostra viável mesmo em novos sistemas. Quanto melhor o projeto e mais eficiente o conceito do sistema, maiores são as oportunidades de otimização para atender os requisitos dos usuários nos ambientes e trazer aumento significativo da eficiência do sistema, com retorno do investimento em prazos mais curtos.
 
O processo visa melhorar a produtividade dos usuários e a eficiência energética do sistema, além de reduzir os custos de operação e trazer benefícios para proteção da camada de ozônio e do sistema climático.
 
Ao final do retrocomissionamento é produzido um Plano de Ações de Correção cujo objetivo é incentivar os edifícios a implementar as medidas aplicáveis para a otimização do sistema de ar condicionado.
 
Nos EUA, a aplicação do retrocomissionamento em sistemas de ar condicionado resultaram em aumento da eficiência energética entre 15% a 40% após as medidas de correções.
 
Como resultado final do projeto, vislumbra-se um crescimento do conhecimento em todo setor de ar condicionado sobre sistemas de água gelada, principalmente sobre as novas tecnologias e otimização de sistemas existentes.


Compartilhe Imprimir

Parceiros


Multimídia Multimídia Multimídia Multimídia Multimídia
© 2011 Protocolo de Montreal - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por:
Desenvolvido por Interagi Tecnologia