Multimídia
VÍDEOS
FOTOS



Voltar à página anterior
Cursos Técnicos

Apostila do curso.
 

Apresentações em vídeo.

Programação.

Slides:
 

CURSO 1: Conceitos de Refrigeração para Chillers.

Conceitua teoricamente os fundamentos do processo de refrigeração para chillers: diagrama p x h, ciclo básico de refrigeração, expansão indireta, sistemas de água gelada primário/secundário.  Também são apresentados os principais componentes do sistema: evaporador, compressor, condensador, chiller, torre de resfriamento, bomba de água, entre outros.
 
Leonilton Tomaz Cleto
Engenheiro mecânico, com ênfase em refrigeração e ar condicionado, formado pela FEI. Presidente do BCA (Building Commissioning Association) Brasil Chapter. Vice Presidente do ASHRAE Brasil Chapter. Profissional Certificado pela ASHRAE em Processos de Comissionamento (Commissioning Process Management Professional). Possui 31 anos de experiência em processos de refrigeração e sistemas de água gelada. Coordenador Técnico do Projeto Demonstrativo para o Gerenciamento Integrado do Setor de Chillers.
 
 
CURSO 2: Conceitos de Eficiência Energética em Sistemas de Refrigeração.
Em continuidade ao curso 01, são introduzidos mais conceitos que são importantes para o entendimento dos sistemas de água gelada: eficiência energética, COP, fatores que influenciam a eficiência do chiller, Requisitos Mínimos de COP conforme IESNA/ANSI/ASHRAE Standard 90.1, “Aproach”, equações dos trocadores de Calor, efetividade, SPLV e RPLV.
 
Leonilton Tomaz Cleto
 
 
CURSO 3: Tipos de Sistemas de Água Gelada.
Embasado nos conceitos dos cursos 01 e 02, são apresentadas as diversas possibilidades de composição de sistemas de água gelada: circuito único – vazão constante, sistemas primário / secundário, circuito primário variável, circuito único – variável e a termoacumulação de gelo e água gelada.
 
Leonilton Tomaz Cleto
 
 
CURSO 4: Novas Concepções de Sistemas de Água Gelada.
Este curso é composto por três partes. A primeira parte continua o tema do curso anterior, é apresentado um estudo comparativo entre um sistema primário / secundário (desacoplado) e um circuito primário variável com números reais. A segunda parte apresenta a associação de chillers em série e demonstra suas vantagens em comparação com a associação em paralelo. A terceira parte o conceito de DOAS (Resfriamento dedicado de ar externo).
 
Leonilton Tomaz Cleto
 
Manoel L. S. Gameiro
Engenheiro Mecânico, com especialização em refrigeração e ar condicionado na Universidade de Engenharia Industrial – FEI. Mestre em Administração de Empresas da BSP (Business School de São Paulo). Possui 31 anos de experiência no setor de ar-condicionado. Presidente do Conselho do GBC Brasil (Green Building Council). Vice-presidente de eficiência energética para ABRAVA, membro do Comitê técnico do Procel Edifica e Chapter Honors and Awards do Chapter da ASHRAE Brasil.
 
Cristiano Rayer Brasil
Engenheiro Mecatrônico formado pela Universidade Paulista. Membro do Chapter Brasil da ASHRAE e vice-Presidente Técnico do DN Centrais da ABRAVA. Especializado em Engenharia de Produto pela Universidade de São Paulo. Atua no setor de HVAC em 1996. 
 
 
CURSO 5: Eficiência Energética em Sistemas de Água Gelada Existentes.
São apresentados os resultados de aumento de eficiência energética obtido pelo retrocomissionamento aplicado a edifícios de diferentes utilizações (data center, hospital, edifício comercial e shopping center). Também discute as várias causas identificadas como causadoras da ineficiência energética.
 
Leonilton Tomaz Cleto
 
 
CURSO 6: Comparações entre Sistemas de Água Gelada e Outros Sistemas.
O sistema VRF (variable refrigerant flow) é conceituado e comparado com o sistema de água gelada sob diversos quesitos e ilustrado com um caso real. 
 
Leonilton Tomaz Cleto
 
 
CURSO 7: Projetos Eficientes com Sistemas de Água Gelada.
Inicialmente critica as soluções comumente adotadas para economia de energia em edifícios, que comprometem o conforto dos usuários. Em seguida apresenta o conceito de conforto térmico conforme ASHRAE 55 e mostra uma simulação numérica do ganho em conforto térmico e redução de consumo de energia utilizando novas soluções construtivas do sistema de HVAC.
 
Leonilton Tomaz Cleto
 
 
CURSO 8: Benefícios Econômicos de Sistemas de Água Gelada Eficientes.
Continuando o tema do curso anterior, é apresentada uma análise comparativa entre uma instalação de concepção nova (DOAS, chillers em série, dedicados, vigas frias, etc.) e outra convencional, sob o ponto de vista da eficiência energética.
 
Leonilton Tomaz Cleto
 
 
CURSO 9: Controles e Monitoramento para Automação de Sistemas de Água Gelada.
Descreve a influência do sistema de monitoramento no mal desempenho de sistemas de água gelada, embasado em estudos de caso (monitoramento de instalações reais). Apresenta um descritivo bastante detalhado da lógica de operação do sistema de água gelada em modo automático e finaliza com diversas recomendações práticas para a correta concepção do sistema de automação dos sistemas de água gelada.
 
Leonilton Tomaz Cleto
 
 
CURSO 10: Operação e Manutenção de Sistemas de Água Gelada.
Apresenta as principais causas da ocorrência da “Síndrome do Baixo Delta t”, seu impacto na operação da central de água gelada e descreve algumas ações possíveis para mitigar o problema.
 
Leonilton Tomaz Cleto
 
 
CURSO 11: Processo de Comissionamento.
Apresenta de forma bastante detalhada o conceito de comissionamento desde suas raízes, aprofunda também os conceitos de OPR (Owner Performance Requirements) e BoD (Basis of Design).  Em seguida, o processo de comissionamento é apresentado sob a ótica do Guideline 0. (zero) da ASHRAE (2005), de forma panorâmica.
 
Mauricio Salomão Rodrigues
Engenheiro mecânico, formado pela EFEI – Escola de Federal de Engenharia de Itajubá. Vice Presidente do BCA (Building Commissioning Association) Brasil Chapter. Coordenador do Grupo Técnico 53 da SBCC, que trata de salas controladas em ambientes hospitalares e Secretário do GT 03 sobre ensaios em salas limpas. Possui 25 anos de experiência em  processos de comissionamento em sistemas de ar condicionado. Vice Coordenador Técnico do Projeto Demonstrativo para o Gerenciamento Integrado do Setor de Chillers.
 
 
CURSO 12: Processo de Retrocomissionamento - Relato de Caso do Projeto Demonstrativo.
O curso apresenta um relato de caso de retrocomissionamento no qual todas as etapas que compõem o processo são detalhadas e ilustradas com dados reais: Análise do Projeto Executivo, Definição dos Requisitos Atuais do Sistema de Ar Condicionado, Verificação da Instalação, Verificação de Operação, Verificação de Desempenho, Análise dos Resultados da Investigação, Programa de Melhorias e Plano de Ação de Correções.
 
Maurício Salomão Rodrigues
 
 
CURSO 13: Procedimentos para Medição e Verificação de Desempenho.
Inicialmente é discutida a importância dos protocolos e do “benchmark” para o processo de medição de desempenho, de maneira geral. Em seguida, é apresentado o documento Performance Measurement Protocols for Commercial Buildings, editado em conjunto pelas entidades ASHRAE/USGBC/CIBSE.
 
Leonilton Tomaz Cleto
 
Bruce D. Hunn
Consultor em análise energética de edificações. Aposentou-se recentemente depois de quase 15 anos como Diretor de Tecnologia e Diretor de Programas Técnicos Estratégicos da ASHRAE. Engenheiro Mecânico graduado pela Universidade de Stanford (1964). PhD também pela Stanford (1972). Bacharel em Engenharia pela Universidade de Redlands. Secretário do ASHRAE TC 7.6 (Desempenho Energético de Edificações) e membro do SPC 211 (Standard para Auditoria de Energia em Edifícios Comerciais). Fellow ASHRAE. Autor ou co-autor de mais de 110 artigos, relatórios técnicos, documentos e livros.
 
 
CURSO 14: Linhas de Financiamento e Mecanismos para Projetos de Retrofit em Sistemas de Ar Condicionado.
O curso apresenta diversas agências, nacionais como internacionais, financiadoras de projetos para redução do consumo de energia, explica diversos conceitos relativos ao processo de financiamento e lista quais tipos de projetos/edifícios são elegíveis ao financiamento.
 
Leonilton Tomaz Cleto
 
Álvaro Silveira


Compartilhe Imprimir

Parceiros


Multimídia Multimídia Multimídia Multimídia Multimídia
© 2011 Protocolo de Montreal - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por:
Desenvolvido por Interagi Tecnologia